Ecopontos...

Os ecopontos são locais constituídos por equipamentos específicos para cada tipo de material com potencialidade de reciclagem, estrategicamente colocados junto dos produtores de resíduos sólidos.

Os ecopontos são conjuntos de vários contentores, destinados a receber, separadamente, diversos materiais, como o papel e o cartão, o vidro e as embalagens de plástico e metal.

Os resíduos sólidos urbanos recolhidos nos ecopontos, depois de separados, são enviados para as indústria recicladoras, para serem transformados em novos produtos.

Ao separar em casa os resíduos, contribuimos para a redução do uso de recursos naturais, para a diminuição de resíduos desperdiçados e, consequentemente, para evitar a poluição.

Os cuidados com os materiais a depositar no ecoponto consistem, principalmente, em evitar as contaminações dos materiais com outros resíduos. Há ainda alguns materiais que não devem ser colocados no ecoponto porque a sua composição impede a reciclagem.


O que deve e o que não deve ser colocado nos ecopontos?

Contentor Azul
Papel e Cartão
Contentor Verde
Vidro
Contentor Amarelo
Plástico e Metal
A reciclagem de papel reduz em cerca de 74% a contaminação atmosférica, permite uma economia de água de 35% e uma redução de energia de, aproximadamente, 66%. O vidro pode ser reciclado por diversas vezes. Uma tonelada de vidro velho origina uma tonelada de vidro novo, enquanto que para obter a mesma quantidade de vidro a partir de matéria prima seriam necessárias 1,2 toneladas da mesma. Alguns plásticos reciclados são utilizados, mais tarde, para fabricar elementos de mobiliário urbano, como bancos de jardim, paragens de autocarros ou contentores para recolha de resíduos.
Neste contentor apenas deve introduzir jornais, revistas, livros, catálogos, sacos de papel, papel de arquivo, papel de computador e prospectos publicitários.

Não devem ser introduzidos papéis e cartões contaminados com outros tipos de materiais, como guardanapos, fotografias, radiografias, papéis com gordura ou restos de comida, autocolantes, papel plastificado, papel vegetal e envelopes com janela.

Neste contentor deve introduzir as garrafas e embalagens de vidro vazias e sem tampas ou rolhas.

Não devem ser introduzidas lâmpadas, espelhos, cerâmicas, porcelanas, cristais, acrílicos, tampas e rolhas de garrafas.

Neste contentor deve depositar todas as embalagens de metal e de plástico, preferencialmente limpas e espalmadas.

Não devem ser introduzidos materiais de borracha, couro, seringas, carpetes, pilhas e baterias.




CURIOSIDADE

A reciclagem do papel utiliza um processo tecnológico amigo do ambiente. Permite poupar 15 a 20 árvores, necessita de 50 a 200 vezes menos água e 2 a 3 vezes menos energia.

Página 100%
reciclável